segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Controlo de Pragas

Na quarta semana de Janeiro elaborei vários planos de controlo pragas,e as suas respectivas plantas.
Procede-se à realização e manutenção do Plano de Controlo de Pragas, com a aplicação  de Gel insecticida Goliath para baratas, rateiras first para captação de ratos e ratazanas , bem como colocação de rateiras Glue Trapper com tela colante no interior dos estabelecimentos.
Será também aplicado produto para eliminação de moscas e formigas.
Será elaborada pasta com planta de localização de armadilhas e iscos, bem como fichas técnicas de produtos aplicados.
Será feita visita de manutenção semestralmente.
Os estabelecimentos e indústrias do sector alimentar, devem elaborar um Plano de Controlo de Pragas, o qual deve integrar o Sistema HACCP. Mesmo na ausência de vestígios de pragas, é necessário que exista e seja aplicado o referido plano, conforme prevê o Regulamento (CE) 852/2004.

São consideradas pragas ou animais indesejáveis nas zonas alimentares, os ratos, ratazanas, baratas, formigas, moscas, aranhas, larvas, pássaros, gatos e cães. As pragas são susceptíveis de contaminar os alimentos, ou as superfícies e locais onde os alimentos se encontrem, pondo em risco a saúde dos consumidores.

O que fazer para prevenir as pragas:

  • Não deixar acumular restos e desperdícios.
  • Armazenar os alimentos afastados do chão.
  • Montar barreiras de acesso.
  • Instalar insecto caçadores.
  • Inspeccionar as mercadorias à chegada.
  • Verificar regularmente a existência de vestígios.

Os responsáveis pelos estabelecimentos, devem assegurar-se de que os planos de controlo de pragas, prevêem mecanismos de verificação, como caixas para detectar indícios, procedimentos de combate e extermínio em caso de infestação, planta das instalações com a localização das estações existentes, indicação de quem, como e quando deve ser feita cada verificação e a existência de registos (relatório), que permitam conhecer as intervenções realizadas.
Os químicos utilizados no combate a pragas, devem ser aplicados apenas por pessoal especializado, por forma a garantir que o seu uso não representa risco para os alimentos, pessoas ou meio ambiente.

 Não é das areas que mais goste, mas não pode ficar esquecida pois é também uma mais valia para a Segurança Alimentar.
Mouse comer queijofly_walk_md_wht.gif (9995 bytes)ant_carry_leaf_md_wht.gif (16805 bytes)




1 comentário:

  1. boa noite sera que me poderia dizer onde eu posso encontar a legislação sobre o controlo de pragas. o meu email se poder me responder é antonio.jm.lopes@hotmail.com

    ResponderEliminar