domingo, 10 de abril de 2011

Saúde Pública

Por definição a Saúde Pública é a ciência e a arte de promover saúde, no sentido de que esta é um processo que envolve o bem-estar social, mental, espiritual e físico de cada individuo.
 A sua intervenção tem como base o conhecimento de que a saúde é um recurso fundamental do indivíduo, da comunidade e da sociedade como um todo e que deve ser sustentada por um forte investimento nas condições de vida que se cria,  se mantém e se protege.
Por outro lado, em opinião pessoal, acredito que apesar de muitos progressos no decorrer dos anos, é uma área que ainda contem  vários mitos, que dificultam o seu desenvolvimento. Talvez pela necessidade da existencia de mais Médicos de Saúde Pública.
Neste segundo semestre do quarto ano de Saúde Ambiental e em fase de finalizar o curso, encontro-me a estagiar numa unidade de Saúde Pública.
 A nível estrutural é um edifício novo e com alguma qualidade, no entanto, têm existido algumas restrições que dificultam o trabalho diário.
É uma área de grande precisão na sociedade, mas que poucos conhecem o seu verdadeiro ser.
A Saúde Ambiental é uma area dentro da Saúde que  a maior parte desconhece, ninguém sabe em  que se baseia, existindo ainda muito desconhecimento por parte das pessoas.
Deixo uma pequena frase que resume no meu ver, a Saúde Ambiental:







A Saúde Ambiental detecta, identifica, analisa, previne e corrige os riscos ambientais para a saúde, actuais ou potenciais, que possam ser originados por diferentes causas.





Nesta fase seguinte, o meu blogue irá ser organizado de maneira mais suscita,  por se tratar de Saúde Pública, para não existir divulgações menos próprias e para me ser mais fácil, irei abordar temas dos quais acredito serem pertinentes para todos, desde que relatados neste percurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário