quinta-feira, 2 de junho de 2011

Jogo de Saúde Ambiental


 
Numa manhã de Sábado foi realizado um encontro entre vários grupos Seniores, com o intuito de participarem em diversas actividades tanto desportivas bem como de  temas alusivos à Saúde.
A Saúde Ambiental foi representada por 3 elementos, eu inclusivé, onde houve a  realização de um jogo de tabuleiro, elaborado por nós (2 estagiárias de Saúde Pública).


Foram utilizadas caixas de cartão e tintas.
Metemos mãos à obra...
  
O grande objectivo do jogo foi sensibilizar as pessoas envolvidas para questões relacionadas com Saúde Ambiental, nomeadamente:
  • Segurança Alimentar;
  • Qualidade da água;
  • Controlo de poluição;
  • Educação Ambiental;
  • Prevenção dos efeitos do Calor.
O jogo afigurou-se a um jogo de tabuleiro comum com dado, sendo as pessoas os próprios peões.












As casas foram numeradas até 20, de entre as quais 2 delas representavam desafios. A cada casa correspondeu um tema e por sua vez uma questão.Cada resposta correcta permitia ao jogador avançar uma casa e assim sucessivamente até à final. 
O primeiro desafio consistia na colocação correcta nos três ecopontos ( vidrão, papelão e embalão) dos resíduos encontrados junto dos mesmos. O segundo, que permitia aceder ao término do jogo, era constituído por um um placar com quatro diferentes tipos de poluição (sonora, aérea, terrestre e aquática) às quais correspondiam quatro imagens referentes a cada tipo de poluição, sendo estas colocadas nos respectivos locais pelos jogadores.


Uma vez ultrapassado este último desafio, estava concluindo o objectivo de chegar a casa final. O jogo foi dirigido a toda a população não existindo qualquer restrição de idade.
Uma vez terminado o jogo, os jogadores passavam pelo toldo e respondiam a um breve questionário, sendo-lhes posteriormente atribuído um folheto sobre como proteger-se das ondas de calor e um brinde à sua escolha.

A participação neste encontro e o contacto com o povo mais idoso através do jogo, veio  reforçar a minha opinião acerca da importância da Promoção para a Saúde e o gosto  pelas acções directas com a mesma independentemente da sua faixa etária. 
Consolidar e expandir as parcerias em Saúde é uma mais valia para a população e para  os que dela fazem parte pois facilita as acções dando-lhe uma maior abrangência de temas a desenvolver.

Cada vez mais a Saúde Ambiental deve agir no terreno para uma melhor actuação e verificação da qualidade, quer na higiene, quer na segurança, da Saúde da população.


Sem comentários:

Enviar um comentário