quinta-feira, 23 de junho de 2011

SIG/ GPS e Saúde Pública

A moderna tecnologia de análise de dados no contexto da sua localização vem sendo cada vez mais valorizada na gestão do sistema de Saúde, por abordar novos auxílios para o planeamento e a avaliação das acções, baseados na análise da distribuição espacial das doenças, da localização dos serviços e dos riscos ambientais, entre outros aspectos prioritários.


Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) surgem neste contexto como uma ferramenta importante no auxílio aos profissionais das áreas de Saúde Pública e Saúde Ambiental sendo utilizados para capturar, armazenar, manipular, analisar e apresentar informações geográficas.

Nos SIG’s a distribuição espacial está assegurada pela base de dados gráficos, visto que estes sistemas permitem a construção e/ou utilização de bases de dados onde se pode, determinar as associações entre as ocorrências de doenças e o meio ambiente.

A Unidade de Saúde Pública operacionalizou a marcação de coordenadas, com recurso ao GPS, com o objectivo de conhecer toda a região, como por exemplo: estabelecimentos de restauração e bebidas, indústrias, unidades de saúde, bem como potenciais pontos de abrigo, ou de situações que possam por em risco a Saúde Pública. Neste processo fica também registado fotograficamente para um melhor reconhecimento do local, bem como são recolhidas informações pertinentes, com interesse para a saúde pública, acerca de cada estabelecimento.


Toda a informação reunida é introduzida num programa, Google earth, que nos permite que a pesquisa seja feita  rapidamente e de acordo com as necessidades, para uma melhor intervenção caso necessária.

Sem comentários:

Enviar um comentário